quinta-feira, março 01, 2007

FERNANDO DACOSTA

Fernando Dacosta
(Biografia)

Romancista, dramaturgo, jornalista, conferencista, Fernando Dacosta nasceu em Luanda a 12 de Dezembro de 1945 de onde foi, ainda criança, para o Alto Douro. Após frequentar o liceu na cidade de Lamego fixa-se em Lisboa, cursa Letras e inicia-se no jornalismo e na literatura. Foi director dos “Cadernos de Reportagem” e co-editor da “Relógio d´Água”.
A sua primeira peça de teatro, "Um Jipe em Segunda Mão ”, sobre a guerra colonial, vale-lhe o Grande Prémio de Teatro RTP, o Prémio da Associação Portuguesa de Críticos e o Prémio Casa da Imprensa. “A Súplica ” (monólogo de uma mulher em ruptura com a realidade pós 25 de Abril), “Sequestraram o Senhor Presidente” (obra localizada no período revolucionário), “A Nave Adormecida ” (oratória do Portugal colonialista) e “A Frigideira” (inédito), são outros dos seus trabalhos dramatúrgicos.
“Os Retornados Estão a Mudar Portugal”, narrativa da integração dos portugueses regressados de África, obtém o “Prémio Clube Português de Imprensa”. “Moçambique, todo o sofrimento do mundo ”, vence os prémios “Gazeta” e “Fernando Pessoa” de 1991. “O despertar dos Idosos ” recebe o prémio “Gazeta” de 1994.
Com “O Viúvo”, metáfora sobre a perda do império, conquista o Grande Prémio de Literatura Círculo de Leitores. “Os Infieis”, parábola à volta dos que ousam trair o estabelecido, como os navegadores de quinhentos, e "Máscaras de Salazar", crónica memoralista, são, respectivamente, os seus últimos romances e narrativa.
Apresentou durante 1991 e 1992 uma rubrica sobre livros na RTP-1. Integrou os júris dos principais prémios literários portugueses.
Foi agraciado em 2005 pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Bibliografia:
Romance:

“O Viúvo”, edições Dom Quixote, Círculo de Leitores, 1986, Editorial Notícias 1996, Planeta Agostini (edição de bolso) 2001 e Casa das Letras 2007 (sete edições) — Grande Prémio de Literatura Círculo de Leitores
“Os Infieis”, edições Dom Quixote 1992, Círculo de Leitores 1993 e Editorial Notícias 1998

Teatro:
“Um Jipe em Segunda Mão”, edição Ulmeiro, 1983 (esgotado) — Grande Prémio de Teatro RTP, Prémio da Associação da Associação Portuguesa de Críticos e Prémio Casa da Imprensa
“A Súplica”, edição Ulmeiro, 1983 (esgotado)
“Sequestraram o Senhor Presidente”, edição, Relógio D´Água, 1984 (esgotado)
“A Nave Adormecida”, Teatro Aberto, 1988

Narrativa:
"Máscaras de Salazar", Editorial Notícias 1998, Círculo de Leitores 1999 e Casa das Letras 2006 (18 edições)
“Nascido no Estado Novo”, Editorial Notícias 2001, Círculo de Leitores 2002, Casa das Letras 2007
“Mineiros”, Edições Audiovisuais, 2001
"A Escrita do Mar", Edições Audiovisuais, 1998
"Cartas de Amigo", Edições Audiovisuais, 1997
"O Príncipe dos Açores",Edições Audiovisuais, 1996
“A Clínica das Inovações”,edição Império, 1995
"O Despertar dos Idosos", edições "Público", 1994 - Prémio Gazeta
“Moçambique, todo o sofrimento do mundo”, edições “Público”, 1991 — Prémios Gazeta e Fernando Pessoa
“Os Retornados Estão a Mudar Portugal”, edição Relógio D´Água, 1984 (esgotado) — Prémio Clube Português de Imprensa,
“Paixão de Marrocos”, Edições Asa, 1992
“A Ilha da Sabedoria”, edições Éter, 1996

Conto:
“Onde o mar acaba” (antologia), Dom Quixote, 1991;
“Um olhar português” (antologia), Círculo de Leitores, 1992;
“Imaginários Portugueses ” (antologia), edições Fora do Texto, 1992

DEFINIÇÃO LITERÁRIA
A obra de Fernando Dacosta enquadra-se, reformulando-a sob novas perspectivas, na corrente preservadora da identidade portuguesa após o fim do colonialismo e a entrada na Comunidade Europeia.
A sua escrita tem, simultaneamente, reflexos barrocos e clássicos, surrealistas e românticos, anarquistas e poéticos. Testemunha de rupturas e transformações profundas do País (ditadura-revolução-democracia-globalização) o autor preocupou-se desde cedo em fixar e transmitir, através do jornalismo, do teatro, do romance e da narrativa, a memória do seu tempo. “Sem memória não há pensamento, sem pensamento não há ideias e sem ideias não há futuro”, afirma.

1 comentário:

Jack Soifer disse...

Exmo prof Fernando Dacosta, PARABÉNS, a sua série é EXCELENTE! Não sou Portugues e estou a aprender muitíssimo.
Já publiquei 39 papers científicos e livros em 4 línguas. Os mais recentes, a série COMO SAIR DA CRISE, 'A', o 'B' e 'C' foram mto debatidos e levaram-me 2vz ao Prós e Contras, ETV, PortoCanal etc. O TRANSPORTES já foi folheado por 2 ministros e o conteúdo citado na TV, Rádio, etc.
Neste momento estamos pela metade da 1a.versão do O FUTURO AGRO DE PORTUGAL, somos 4.
Estou a iniciar contactos para escrever o próximo livro, A RECENTE HISTÓRIA ECONÓMICA DE PORTUGAL, inspirado pelo seu programa. A começar com Salazar e até Jul/11.
Gostava de convidá-lo para participar como autor, já falei com 2 outros Prof.Universitários.
Mais sobre mim encontra no google.com e no meu site, jacksoifer.org
Os recentes debates, com forte repercussão nas regiões, foram publicados só nelas, por questionar alguns tabus da economia lusa. O de 28/07, com João Duque, Camilo Lourenço e Elidérico Viegas trouxe muitos dados históricos novos ao debate. Avise, se os desejar.