sábado, agosto 25, 2007

O VAVÁ.DIANDO QUE NÃO SE FAZ


EDUARDO PRADO COELHO

Ontem escrevi no PC o cartaz, numa folha de A4, para colocar nas portas do café Vávà a anunciar a próxima Tertúlia. Coloquei a informação no blogue do Vava.Diando. Seria dia 26 de Setembro. O convidado era o Eduardo Prado Coelho. Haviamos combinado ao telefone, na tarde do dia 18 deste mês, quando me telefonou a dar os parabéns. Estava bem disposto, dizia sentir-se bem, os maus tempos tinham passado. Teria muito gosto em vir ao Vava.diando.
Não vai aparecer. Fisicamente.
Hoje, às oito da manhã, morreu vítima de um ataque cardiaco fulminante. Tinha 64 anos, uma vida à sua frente. Tanto ainda para escrever e criar. As suas palavras fazem-nos falta, a partir de hoje, por muito que por vezes fossem polémicas (ou até por causa disso meso). É mais um da minha geração que vai. A última vez que falámos foi à saída de uma sala de cinema, há dias, quando ambos tinhamos visto o mais recente Tarantino.
Agora o silêncio e "a noite do mundo". Dia 26 de Setembro, estarás no Vavá.

Sobre Eduardo Prado Coelho

Eduardo Prado Coelho nasceu a 29 de Março de 1944, em Lisboa. Faleceu em Lisboa, a 25 de Agosto de 2007. Casado por diversas vezes. Uma filha. Um neto.Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em 1983, na mesma Universidade, com uma tese sobre “A Noção de Paradigma nos Estudos Literários”. Foi assistente na Faculdade de Letras de Lisboa entre 1970 e 1983. Em 1984, passou para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde é actualmente professor associado no Departamento de Ciências da Comunicação. Em 1975-76, foi Director-Geral de Acção Cultural no Ministério da Cultura criado com a Revolução de Abril. Em 1988, foi para Paris ensinar no Departamento de Estudos Ibéricos da Sorbonne-Paris 3. Entre 1989 e 1998 foi conselheiro-cultural na Embaixada de Portugal em Paris. Foi Comissário para a Literatura e o Teatro da Europália portuguesa (em 1990). Colaborou na área de colóquios na Lisboa Capital Europeia da Cultura 94. Em 1997, tornou-se director do Instituto Camões em Paris. Regressou a Portugal em Outubro de 1998, tendo voltado a ser professor na Universidade Nova de Lisboa. Foi o comissário da participação portuguesa no Salon du Livre /2000.Tem ampla colaboração em jornais e revistas e publicava uma crónica semanal sobre literatura no diário “Público”, para além de um comentário político quotidiano no mesmo jornal (“O Fio do Horizonte”). É autor de uma ampla bibliografia universitária e ensaística, onde se destacam um longo estudo de teoria literária (“Os Universos da Crítica”), vários livros de ensaios (“O Reino Flutuante”, “A Palavra sobre a Palavra”, “A Letra Litoral”, “A Mecânica dos Fluidos”, “A Noite do Mundo”, “O Cálculo das Sombras”) e dois volumes de um diário (“Tudo o que não escrevi”). Publicou recentemente “Diálogos sobre a Fé” (com D. José Policarpo) e “Dia Por Ama” (com Ana Calhau), “Crónicas no Fio do Horizonte”, sendo “Nacional e Transmissível” (Guerra e Paz, 1ªedição 2006) o seu último livro editado.
Foto de EPC, homenagem do Famafest, em Março de 2007.

sexta-feira, agosto 24, 2007

VÁ.VÁ.DIANDO
11 º J A N T A R D A T E R T Ú L I A

ABERTURA DE
NOVA TEMPORADA

26.09’07: 20H
R E S T A U R A N T E - C A F É V Á V Á

CONVIDADO ESPECIAL:
EDUARDO PRADO COELHO

REFLECTIR NO “FIO DO HORIZONTE”

DEPOIS DE RAÚL SOLNADO, FERNANDO DACOSTA, NUNO JÚDICE, TEOLINDA GERSÃO, IVA DELGADO, LÍDIA JORGE, MARIA DO CÉU GUERRA, EURICO GONÇALVES, PAULO PORTAS e LAURO ANTÓNIO, CONTINUAM OS JANTARES-ENCONTROS NA MEHOR TRADIÇÃO DAS TERTÚLIA DO CAFÉ-RESTAURANTE VÁVÁ.

EDUARDO PRADO COELHO: PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, ESCRITOR, ENSAISTA, COLUNISTA DE “PÚBLICO”.

TODOS ESTÃO CONVIDADOS MEDIANTE O PAGAMENTO DE UMA SIMBÓLICA QUANTIA: 12,5 EUROS POR PESSOA. COM DIREITO A SOPA, UM PRATO DO DIA, PEIXE OU CARNE, SOBREMESA, BEBIDA (VINHO É O DA CASA!) E CAFÉ. EXTRAS POR CONTA DO FREGUÊS.

RECUPEREM O BOM GOSTO DE UM SABOROSO JANTAR E DE UMA RECONFORTANTE CONVERSA À RODA DA MESA.
[ LOTAÇÃO LIMITADA A 50 CADEIRAS. ACEITAM-SE INSCRIÇÕES NO BALCÃO DO VÁVÁ. ]

Para informações e marcações de lugares:
LAURO ANTÓNIO / [ Blogue Va.Va.diando (http://vava-diando.blogspot.com/ ] [ mail: laproducine@gmail.com ]

RESTAURANTE - CAFÉ VÁVÁ AV. EUA, Nº 100 - 1700-179 – LISBOA (TELF 21.7966761)

QUEM É EDUARDO PRADO COELHO

Eduardo Prado Coelho
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eduardo Prado Coelho (
Lisboa, 29 de Março de 1944) é um escritor e professor universitário português.
Filho do catedrático
Jacinto do Prado Coelho, licencia-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em 1983, com uma tese a que deu o título de A Noção de Paradigma nos Estudos Literários e foi assistente entre 1970 e 1983. Em 1984, passou para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde foi até há pouco tempo professor associado no Departamento de Ciências da Comunicação.
Em 1975-76, foi Director-Geral de Acção Cultural no Ministério da Cultura criado com a Revolução de Abril. Em 1988, foi para Paris ensinar no Departamento de Estudos Ibéricos da Universidade de
Sorbonne - Paris III. Entre 1989 e 1998 foi conselheiro-cultural na Embaixada de Portugal em Paris. Foi Comissário para a Literatura e o Teatro da Europália Portuguesa (em 1990). Colaborou na área de colóquios na Lisboa Capital Europeia da Cultura 94. Em 1997, tornou-se director do Instituto Camões em Paris.
Regressou a Portugal em Outubro de 1998, tendo voltado a ser professor na
Universidade Nova de Lisboa. Foi o comissário da participação portuguesa no Salon du Livre /2000.
Tem ampla colaboração em jornais e revistas e publica uma crónica semanal no jornal
Público. É autor de uma ampla bibliografia universitária e ensaística, onde se destacam um longo estudo de teoria literária (Os Universos da Crítica), vários livros de ensaios (O Reino Flutuante, A palavra sobre a palavra, A letra litoral, A mecânica dos fluidos, A noite do mundo) e dois volumes de um diário (Tudo o que não escrevi). Em 1996, recebeu o Grande Prémio de Literatura Autobiográfica da Associação Portuguesa de Escritores e, em 2004, o Grande Prémio de Crónica João Carreira Bom.
É actualmente membro do Conselho Directivo do
Centro Cultural de Belém, ex-membro do Conselho Superior do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM), ex-membro do Conselho de Opinião da Radiodifusão Portuguesa e ex-membro do Conselho de Opinião da Radiotelevisão Portuguesa.
Publicou recentemente Diálogos sobre a fé (com
D. José Policarpo) e Dia Por Ama (com Ana Calhau), sendo Nacional e Transmissível (Guerra e Paz, 1ªedição 2006) o seu último livro editado.
Prémios: Foi premiado, em 2004, com o Prémio Arco-íris, da Associação ILGA Portugal , pelo seu contributo na luta contra a discriminação e homofobia.
Obtido em "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Prado_Coelho"

quarta-feira, agosto 01, 2007

VÁ.VÁ.DIANDO
10 º J A N T A R D A T E R T Ú L I A

VÁVÁ.DIANDO / ESPECIAL



18.08’07: 20H
R E S T A U R A N T E - C A F É V Á V Á

CONVIDADO ESPECIAL:
LAURO ANTÓNIO

MEMÓRIAS DA VIDA, DO CINEMA E DO VÁVÁ

DEPOIS DE RAÚL SOLNADO, FERNANDO DACOSTA, NUNO JÚDICE, TEOLINDA GERSÃO, IVA DELGADO, LÍDIA JORGE, MARIA DO CÉU GUERRA, EURICO GONÇALVES e PAULO PORTAS, CONTINUAM OS JANTARES-ENCONTROS NA MEHOR TRADIÇÃO DAS TERTÚLIA DO CAFÉ-RESTAURANTE VÁVÁ.

LAURO ANTÓNIO, FORMADO EM HISTÓRIA, REALIZADOR DE CINEMA E TV, CRÌTICO, DRAMATURGO, ENCENADOR, PROFESSOR, ESCRITOR, BLOGUISTA.

TODOS ESTÃO CONVIDADOS MEDIANTE O PAGAMENTO DE UMA SIMBÓLICA QUANTIA: 12,5 EUROS POR PESSOA. COM DIREITO A SOPA, UM PRATO DO DIA, PEIXE OU CARNE, SOBREMESA, BEBIDA (VINHO É O DA CASA!) E CAFÉ. EXTRAS POR CONTA DO FREGUÊS.

RECUPEREM O BOM GOSTO DE UM SABOROSO JANTAR E DE UMA RECONFORTANTE CONVERSA À RODA DA MESA.
[ LOTAÇÃO LIMITADA A 50 CADEIRAS. ACEITAM-SE INSCRIÇÕES NO BALCÃO DO VÁVÁ. ]

Para informações e marcações de lugares:
LAURO ANTÓNIO / [ Blogue Va.Va.diando (http://vava-diando.blogspot.com/ ] [ mail: laproducine@gmail.com ]

RESTAURANTE - CAFÉ VÁVÁ AV. EUA, Nº 100 - 1700-179 – LISBOA (TELF 21.7966761)

QUEM É O CONVIDADO?

LAURO ANTÓNIO
Curriculum Vitae

Lauro António de Carvalho Torres Corado nasceu em Lisboa, a 18 de Agosto de 1942, filho de Lauro da Silva Corado (pintor e professor do ensino técnico) e de Maria Helena Martins de Carvalho da Costa Torres Corado;
Fez o curso do liceu em Portalegre (até ao 4º ano) e depois em Lisboa (Gil Vicente, 5º ano; Pedro Nunes, 6º e 7º anos). Curso de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se formou em l969; Serviço Militar em Mafra, em 1969, passando depois aos Serviços Cartográficos do Exército, Divisão Foto-Cinema, tendo saído em l972.
Diriginte Cine-clubista, no ABC Cine-Clube de Lisboa (entre 1963 e 1970) e no Cine-Clube Universitário de Lisboa (1963-1965);
Tem exercido regularmente a crítica cinematográfica em numerosos jornais, revistas e outras publicações: República (entre l96l e l967); Diário de Lisboa (entre 1967 e 1975 e de novo entre 1989-90); Plateia (entre l962 e l965); Rádio e Televisão; Jornal de Letras e Artes; Vértice; O Século Ilustrado; Opção (entre l975 e l976); Cicerone; TV Guia; Mais; Diário de Notícias (entre l976 e l985); A Capital (entre 1986 e 1988); Sete (entre 1985 e 1989); O Jornal (entre 1986 e 1988); What Video, Edição Portuguesa (entre 1988 e 1989); e ainda O Tempo e o Modo, Colóquio, Video Som, Sábado e Diário Popular (1990-1991). Colaborou na TV Mais e Diário de Notícias em 1993. Teve uma coluna de opinião em A Capital (Sessões Continuas, 1998.99), em A Bola (“O Leão das Estrelas”) e em "O Comércio do Porto" (Crónicas do Olhar). Presentemente escreve na revista “História” e no “Jornal do Fundão.”
Director de algumas revistas de cinema: Enquadramento (1970-1971: três números); “Isto é Espectáculo” (1976-1977: oito números); “Isto é Cinema” (1978: os primeiros doze números); “Vídeo Som” (1989-90);
Tem leccionado em diversos Cursos de Cinema: Serviços Cartográficos do Exército (l970-l972); Instituto das Novas Profissões (l972-l973); IADE (l986-l987); CineForum do Funchal (l987-l988; 1991-2); Cursos de Leitores na Faculdade de Letras de Lisboa (vários); Curso de Cinema, da Universidade Nova (1991); ISCEM (Instituto Superior de Comunicação Empresarial, 1991-92, onde leccionou "Audiovisuais na Comunicação Empresarial); Lições de História de Cinema no IATE, Universidade Moderna, etc. Director do Curso de Iniciação ao Cinema e ao Audiovisual (ISCEM-Instituto Franco-Portugais, 1991-92) que teve uma extensão no Funchal (Cine Forum, 1992). 1994/2005 - Professor Adjunto a leccionar as cadeiras de "Linguagem Audiovisual e Argumento" e "Produção e Realização", no Curso de Tecnologias de Comunicação Audiovisual, do Instituto Politécnico do Porto. Coordenador do Forum Académico de Cinema do Porto (no ISEP). Presentemente lecciona na Universidade Lusófona e no ARCO.
Vogal da Comissão de Classificação de Espectáculos (Comissão de Classificação de Qualidade) desde l983 até 1989, altura em que abandonou as funções por discordar da orientação seguida pela nova direcção
Convidado em 1991, pelo Ministro da Educação, Eng. Roberto Carneiro, para coordenar o grupo de trabalho do M.E. que introduz o ensino do cinema a todos os níveis do ensino em Portugal; Coordena a edição de vídeos e brochuras distribuídas pelo M.E.; Director do 1º Festival Escolar de Vídeo (1993). Presentemente faz parte de um “grupo de especialistas de cinema e audiovisual” para análise de Candidatura de Cursos da especialidade em Universidades Privadas.
Membro de Júri de diversos Festivais de Cinema, em Portugal e no Estrangeiro:
- Festival Internacional de Cine de Humor de La Coruña;
- Festival Internacional de Cinema de Santarém;
- Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz;
- Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto-Fantasporto;
- Cinema para a Infância e Juventude-Tomar (l984)
- Festival Internacional de Cine de Valladolid (l985);
- Festival Internacional de Cinema de Troia (l986);
- Festival de Cinema Húngaro (Prémio da Crítica Internacional) (l985-l986)
- Festival de Cinema de Expressão Portuguesa-Aveiro (l988).
- 11º Festival de Teatro Amador de Lisboa (1991);
- Festival Internacional de Cinema de Troía (l996);
- FIPA, Festival Internacional de Audiovisual, Biarritz (1997);
- Festival Internacional de Cinema do Algarve (1998);
- Cinanima, Festival Internacional de Cinema de Animação, Espinho (1997)
- Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto-Fantasporto – Prémio George Méliès (1998);
- Festival Internacional de Cinema Independente de Ourense - 1999
- Festivídeo - Porto, 2000
- Festival Internacional de Cinema Ambiental de Goiás, Brasil, 2000, 2003, 2004, 2006
- Encontros Internacionais de Avanca (2002, 2004);
Director de programação dos cinemas Estúdio Apolo 7O (entre 1969 e 1985); Caleidoscópio (l973-l975) e Foco, no Porto (l972-l974); Organizou Sessões Clássicas em Lisboa ("Quinzenas do Bom Cinema", no Monumental, como colaborador de Artur Ramos, entre l96 -l97 )("A Festa do Cinema", no S. Luiz 1990-1991); e ainda em Santarém, Aveiro, Porto, Coimbra, Faro, Funchal, Ponta Delgada, etc.
Director do Festival Internacional de Cinema de Portalegre (3 edições 1987-89);
Foi o iniciador das Sessões da Meia-noite nos circuitos cinematográficos portugueses ("Meia Noite Fantástica", primeiro no Cinema Vox e logo depois as "Sessões de Meia Noite", diárias, no Apolo 70) tendo ainda iniciado as sessões de cinema a partir da hora do almoço e impulsionado as sessões infantis nas manhãs de Sábados e Domingos;
A convite do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa inicia, em Outubro de 1990, "A Festa do Cinema", sessões clássicas ao fim da tarde que procuraram ressuscitar aquela sala para o cinema. Prossegue essa actividade no Padrão dos Descobrimentos, com ciclos dedicados às escolas: A História no Cinema, Clássicos do Burlesco, Imagens da Juventude no Cinema, A Conquista do Oeste, etc. Em 1998/99, no Forum Lisboa inicia “As Noites de Cinema” do Forum Lisboa.
Director do FESTIVIANA, Festival Internacional de Cinema de Viana do Castelo, cuja I edição teve lugar em Maio de 1991, dedicando especial atenção ao tema "O Ensino do Cinema, O Cinema no Ensino". 10ª edição em 2000.
Director do FACE (1º Festival Audiovisual de Comunicação Empresarial), organizado quando foi professor do ISCEM (Instituto Franco Português - Julho de 1992);
Director do 1º Festival Escolar de Vídeo (organização do Ministério da Educação, em Maio de 1993 - Forum Picoas); 2º Festival, em 1995; 3º Festival em 1997, acompanhado pelo 1º Encontro Nacional "Os Audiovisuais no Ensino, O Ensino dos Audiovisuais".
Conselheiro para a área do cinema na TVI-canal 4 (1993/1996). Autor e apresentador do programa "Lauro António Apresenta..." (TVI- Canal 4 entre 1994/1997). Tem organizado ciclos dedicados a Richard Brooks, John Huston, Humphrey Bogart, Otto Preminger, Henry Hathaway, Vincent Price- Roger Corman, Cinema Americano dos anos 80, Robert Altman, Western, etc.
Director do CINEECO, Festival Internacional de Cinema e Vídeo do Ambiente da Serra da Estrela, Seia, cuja 1ª edição teve lugar em Outubro de 1995. 13ª edição em 2007.
Director do VIDEOVIANA, Festival Nacional de Viana do Castelo, cuja Iª edição teve lugar em Maio de 1995. 5ª edição em 1999.
Director de programação do Forum Académico do Porto, com sessões semanais no ISEP, desde 1997.
Director da Mostra de Cinema do Forum Açoriano de Cinema, Ponta Delgada, cuja 1ª edição decorreu em Janeiro de 1998. 2ª edição em 1999.
Director do FAMAFEST, Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão, cuja I edição teve lugar em Março de 1999, subordinado ao tema "Cinema e Literatura". 9ª edição em 2007.
Director do Festival “O Castelo em Imagens”, Portel, cuja I edição teve lugar em Outubro de 2003.
Organiza as sessões de “Cine Clube” na Biblioteca Museu República e Resistência (2002-2006).
Organiza as sessões de “Wonderfull - Cinematografo” no Jardim de Inverno do Teatro de São Luiz - (Janeiro – Março 2004).
Co-organiza o “Cine Goias 2004” - I Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Goias – Cinema e Literatura” (Maio de 2004)

BIBLIOGRAFIA:
CINEMA

1967 - O CINEMA ENTRE NÓS (edição Cronos)
1967 - O CINEMA EM PORTUGAL VISTO ATRAVÉS DOS NÚMEROS (in Almanaque O SÉCULO);
1968 - O CINEMA ENTRE NÓS (UM ANO DE CRITICA) (Edição Publicações Dom Quixote)
1974 - INTRODUÇÃO AO CINEMA HÙNGARO (edição Apolo 7O);
1974 - USA-NOVOS REALIZADORES-I (George Lucas; Paul Newman; Georges Roy Hill; Peter Bogdanovich) (Edição Monografias Apolo 7O);
1975 - PARA UMA LEITURA DO FILME"CÂNTICO FINAL"(in 4ª edição de "Cântico Final",de Vergílio Ferreira-Edição Arcádia);
1975 - ELEMENTOS PARA A HISTÓRIA DO CINEMA CUBANO (edição Apolo 7O);
1977 - CINEMA E CENSURA EM PORTUGAL (l926-l974) (edição Arcádia);
1982 - FIGUEIRA DA FOZ-DEZ ANOS DE CINEMA EM FESTIVAL (edição da Câmara 1da Figueira da Foz);
1983 - HORROR FILM SHOW (O CINEMA FANTÁSTICO NOS ANOS 7O) (edição Fantasporto)-2 volumes;
1984 - JACQUES TOURNEUR: ENTRE A LUZ E AS TREVAS (edição Fantasporto);
1986 - ANUÁRIO DE VIDEO, CINEMA E TELEVISÃO (edição Sete);
1987 - ANUÁRIO DE VIDEO, CINEMA E TELEVISÃO (edição Sete);
1988 - DAVID CRONENBERG: AS METAMORFOSES MODERNAS (edição Fantasporto);
1990 - ANUÁRIO VIDEO-1990 (Edição Video Som);
1991 - CINEMA E COMUNICAÇÃO SOCIAL (Edição III Festival de Portalegre)
1994 - LAURO ANTÓNIO APRESENTA (edição Asa)
1996 - VERGILIO FERREIRA, A SERRA E O CINEMA (Ed. Cine Eco 1995)
1998 - A MEMÓRIA DAS SOMBRAS - Escritos sobre Cinema e Audiovisual (edição Campo das Letras. Col. Campo de Cinema, a publicar);
1998 - O ENSINO, O CINEMA E AUDIOVISUAL, publicação de Comunicações do I Encontro Nacional “O Ensino do Audiovisual, O Audiovisual no Ensino”, coordenação (Edição Porto Editora, a publicar);
1999 – E DEPOIS DE ABRIL, ‘TÁ-SE BEM? (A Juventude em Portugal e no Mundo, depois de Abril de 1974). Textos de apoio a Ciclo de Cinema no Forum Lisboa. Ed. Forum Lisboa/B.Museu da Répública e da Resistência.
2001 - CINEMA E CENSURA EM PORTUGAL (l926-l974) (Red. Refundida - Ed. Biblioteca Museu da República e Resistência);
2001 - CITIZEN KANE (guião) Notas – Ed. Famafest, CEEA e Costa do Castelo
2001 - O VESTIDO COR DE FOGO (guião) Notas – Ed. Famafest, CEEA e Costa do Castelo
2001 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL /o Audiovisuais no ensino – Col. Cine Eco, nº 2 , Ed. Cine Eco, IPAMB.
2001 - TEATRO POLITEAMA – Col. Lisboa Porta a Porta, Ed. Câmara Municipal de Lisboa.
2002 - TEATRO S. LUIZ - Col. Lisboa Porta a Porta, Ed. Câmara Municipal de Lisboa.
2002 - JOHN CARPENTER – Col. Cine Clube; Nº 1; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2002 - PORTUGAL, ANOS 60 - Col. Cine Clube; Nº 2; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2002 - DEFICIENCIA E REABILITAÇÂO NO CINEMA – Ed. Instituto Português de Oncologia do Porto.
2002 – ORSON WELLES – Col. Cine Clube; Nº 3; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2002 – O PLANETA DOS MACACOS – Col. Cine Clube; Nº4; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2002 – STANLEY KUBRICK – Col. Cine Clube; Nº 5; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2003 – WOODY ALLEN – Col. Cine Clube; Nº 6; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2003 – CAMACHO COSTA – Col. Cine Clube; Nº 7; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2003 – SAM RAIMI – Col. Cine Clube; Nº 8; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2003 - DEFICIENCIA E REABILITAÇÂO NO CINEMA II – Ed. Instituto Português de Oncologia do Porto.
2003 – A GUERRA NO CINEMA – Col. Cine Clube; Nº 9; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2003 – DAVID FINCHER – Col. Cine Clube; Nº 10; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2003 – JEAN-PIERRE JEUNET – Col. Cine Clube; Nº 11; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2003 - ALEXANDRO AMENÁBAR – Col. Cine Clube; Nº 12; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2004 - ELIA KAZAN – Col. Cine Clube; Nº 14; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2004 - “25 DE ABRIL – 30 ANOS DEPOIS” – Col. Cine Clube; Nº 16; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2004 – TIM BURTON – Col. Cine Clube; Nº 15; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2004 – MARILYN MONROE – Col. Cine Clube; Nº 17; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2004 – PETER WEIR – Col. Cine Clube; Nº 18; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2004 – A PANTERA COR-DE-ROSA - Col. Cine Clube; Nº 19; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2004 - O NATAL NO CINEMA - Col. Cine Clube; Nº 20; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2005 – DRÀCULA EM LISBOA (guião de um filme nunca rodado), in “CONTOS FANTÁSTICOS”, Ed. Fantasporto. Preambulo edições.
2005 – MARLON BRANDO - Col. Cine Clube; Nº 21; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2005 – VISÕES DE CRISTO NO CINEMA - Col. Cine Clube; Nº 22; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2005 – VISÕES DA JUVENTUDE NO CINEMA PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO – Ed. VII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. Goiás, Brasil.
2005 – II GUERRA MUNDIAL NO CINEMA - Col. Cine Clube; Nº 23; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2005 – DAVID GRIFFITH E O NASCIMENTO DA LINGUGEM CINEMATOGRÁFICA - Col. Cine Clube; Nº 24; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2005 – – Col. Centro de Estudos Cinematográficos, nº 1 – STANLEY KUBRICK, Ed. Centro das Artes Casa das Mudas, Calheta, Madeira
2005 – – Col. Centro de Estudos Cinematográficos, nº 2 – TIM BURTON, Ed. Centro das Artes Casa das Mudas, Calheta, Madeira
2005 – – Col. Centro de Estudos Cinematográficos, nº 3 – O NATAL NO CINEMA, Ed. Centro das Artes Casa das Mudas, Calheta, Madeira
2005 – – Col. Centro de Estudos Cinematográficos, nº 4 – DAVID W. GRIFFITH E O NASCIMENTO DA LINGUAGEM CINEMATIGRÁFICA, Ed. Centro das Artes Casa das Mudas, Calheta, Madeira
2005 – – Col. Centro de Estudos Cinematográficos, nº 5 – A PANTERA COR-DE-ROSA, Ed. Centro das Artes Casa das Mudas, Calheta, Madeira
2005 – JACQUES TOURNEUR - Col. Cine Clube; Nº 25; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2005 – A FÁBRICA DE SONHOS - Col. Cine Clube; Nº 26; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2006 – M. NIGHT SHYAMALAN - Col. Cine Clube; Nº 27; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2006 – IRMÃOS MARX - Col. Cine Clube; Nº 28; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência.
2006 – FILMES COM HISTÓRIA - Col. Cine Clube; Nº 29; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência (Não publicado)


BROCHURAS E PROGRAMAS
Ciclos da Casa da Imprensa
Programas das Sessões Culturais (Cinema) do Teatro Municipal, Funchal
Programas de Apolo 70, Caleidoscópio (Lisboa), Foco (Porto)
Brochuras do Festival de Portalegre (1988,1989,1990)
Programas dos Ciclos " A Festa do Cinema" no Padrão dos Descobrimentos (1991-1992), dedicados a "A História no Cinema na Perspectiva do Filme Épico", " Chaplin, Bucha e Estica e Buster Keaton", "A Imagem da Juventude no cinema Contemporâneo", " O Western".
Programas do Festival Internacional de Cinema de Viana do Castelo (1991-2000);
Programas do Festival Internacional de Cinema de Seia (1995-2007).
Programas do Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão (1999-2007).
Brochuras sobre alguns dos filmes editados pelo Ministério da Educação (1991, 1992).
Programas do Fórum Académico de Cinema do Porto (1997-2007)
Programas do Fórum Açoriano de Cinema (1998, 1999)
O Sangue e o Cinema (Porto, 2001)
Programas do Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Portel “O Castelo em Imagens” (2003-2007).

TEATRO
1966 - TRÊS PEÇAS EM UM ACTO (edição Cronos)
1989 - A ENCENAÇÃO (edição Sociedade Portuguesa de Autores)
1992 - VAMOS FAZER TEATRO (peça de teatro juvenil - inédita)
1999 - FLORBELA (inédita)

FILMOGRAFIA
1972 - GRANDE, GRANDE ERA A CIDADE (colaboração no filme de Rogério Ceitil ainda inédito em Portugal);
1974 - VAMOS AO NIMAS (curta metragem, p/b, 35mm; l8m);
1975 - PREFÁCIO A VERGILIO FERREIRA (curta metragem, cor, 35 mm; l4 m);
1976 - 79 -BONECOS DE ESTREMOZ (média metragem, cor, l6 mm; 32 m);
1978 - O ZÉ POVINHO NA REVOLUÇÃO (curta metragem, cor, 35 mm; l8 m);
- Cacho de Ouro no Festival de Santarém (l979);
- lºPrémio de Documentarismo no Festival de Aveiro (l98 );
1978 - MANHÃ SUBMERSA (quatro episódios de 5o m cada, cor, l6 mm, para a RTP);
- Série vendida para canais de televisão de diversos países: Brasil, Austrália,
Finlândia, Alemanha, Hungria, etc.
1978 - VERGILIO FERREIRA NUMA "MANHÃ SUBMERSA"(episódio de 5Om, p/b, l6 mm, para a RTP);
1978 - MANHÃ SUBMERSA (longa metragem, cor, 35 mm; l27 m);
- Oficialmente convidado para estar presente em cerca de uma centena de Festivais e Semanas de Cinema Português em todo o mundo:
- Quinzena dos Realizadores (Cannes, l980);
- Festival de La Rochelle (França, l980);
- Mostra Internacional de Cinema, Cineforum, Funchal (Madeira, Portugal, l980);
- Cinema en Direct-Enghien-sur-Bains (França,l980)
- Festival da Figueira da Foz (Portugal, l980);
- Festival de Valladolid (Espanha, l980);
- IV Mostra - Museu de Arte Moderna (Brasil, São Paulo, l980);
- Festival de Los Angeles (EUA,l98l);
- Viennalle (Viena de Austria,Austria,l980);
- Hong Kong International Film Festival (Hong Kong,l981)
- Festival de Moscovo (URSS,l98l);
- Festival de Santarém (Portugal,l980);
- Festival de Valencia (Espanha,l980);
- Festival de Nova Dehli (India,l981);
- Novos Realizadores, Novos Filmes, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (EUA, l982);
- Festival de Huelva (Espanha, l982)
- Festival de Edimburgo (Inglaterra, l98l);
- Festival de Filme Rural de Aurignanc (França, l983, e de novo em 1991);
- Festival de Cinema de Expressão Portuguesa (Aveiro, Portugal, l984);
- American Film Instituto (sessão especial, EUA, l980);
- Festival de Cine para Infancia e Juventude de Gijon (Espanha, l981)
- Festival de Cinema para a Infancia e Juventude de Tomar (Portugal, l983);
- Festival Internacinal de Cinema para a Juventude, Cannes (França, l983);
- Festival Internacional de Troia (Portugal,l985); etc.
Prémios:
- Melhor Filme Português de l980 (Trofeu Nova Gente);
- Melhor Actriz (Eunice Munoz) (Trofeu Nova Gente)
- Premio CIDALC
- Mensão Honrosa no Festival de Valencia (Espanha)
- Mensão Honrosa no Festival de Moscovo (URSS)
- Mensão Honrosa no Festival de Aurignanc (França)

Presente em inúmeras Mostras e Semanas de Cinema Português em
- Centro Georges Pompidou (Paris);
- Cinemateca do Luxemburgo;
- Cinemateca de Madrid;
- Cinemateca de Barcelona;
- Studio Action, Londres;
- Semana no Rio de Janeiro,São Paulo,Belo Horizonte,Brasilia e Recife
(Brasil);
- Semana em Angola,Moçambique,Cabo Verde,S.Tomé e Principe;
- Semana na Argélia;
- Semana na Checoslováquia; etc.

Editado, em 1987, em cassete video (Aluguer) pela Vista Video;
Editado, em 1991, em Venda Directa, pela Video Plus;
Editado, em 1998, em Venda Directa, pela Costa do Castelo;

Vendido para exibição em cinema e/ou televisão para vários países:
ANGOLA; MOÇAMBIQUE; EUA (estreia no "Public Theatre" de Nova Iorque,
em l982: (três semanas); SUÉCIA; RFA; RDA; AUSTRIA; SUIÇA; ESPANHA, ROMÉNIA; FRANÇA (estreia no Latina, a 17 de Outubro de 1989: quatro semanas)

1983-HISTÓRIAS DE MULHERES
Série de quatro filmes rodados para a RTP, em l6 mm, cor:
-PAISAGEM SEM BARCOS (72 m);
-A BELA E ROSA (64 m);
-MÃE GENOVEVA (53 m)
-CASINO OCEANO (70 m).
Convidados oficialmente para diversos festivais internacionais.
Prémio para Adelaide João (Melhor actriz de l983 em TV,Trofeu Nova Gente)

1985-O VESTIDO COR DE FOGO (longa metragem, 35 mm, cor, 92 m)
Presente em diversos festivais.
Prémios
-Melhor Fotografia (Elso Roque) no Festival de Arco de Valvedez (l986);
Editado, em 1991, em Vídeo cassete (Aluguer) pela New Video;

1986-LAURA ALVES, EVOCAÇÃO DE UMA ACTRIZ
filme documental para a RTP, em l6 mm, cor, 60 m
emitido em Maio de l986 por altura do falecimento da actriz

1986-87-A PARÓDIA
série de l6 episódios documentais para a RTP, l6 mm, cor, 3O m /média
l. António Silva (I)
2. António Silva (II)
3. Maria Matos
4. Eugénio Salvador (I)
5. Eugénio Salvador (II)
6. Ribeirinho (I)
7. Ribeirinho (II)
8. Vasco Santana(I)
9. Vasco Santana (II)
l0. Laura Alves (I)
11. Laura Alves (II)
l2. Costinha
l3. Barroso Lopes
l4. Mirita Casimiro
l5. Humberto Madeira
l6. Beatriz Costa

1988- Ó EVARISTO, TENS CÁ DISTO? - Homenagem a António Silva
(video-50 m -remontagem de cenas de filmes de Ant¢nio Silva)
(para RTP, emissão na noite de Fim de ano);

1988- CONTO DE NATAL
Ficção, com Raul Solnado, para a RTP, 16 m/m, cor, 30 m
Emitido na noite de 24.12.1988.

1989- NOVO ELUCIDÁRIO MADEIRENSE
Série de 8 episódios, em 16 m, cor, com 25-30 m cada, para a RTP-Madeira;
Emitido pela RTP - Madeira entre Julho e Setembro de 1989;
Emitido pela RTP-2 a partir de 5.4.1990.

1989- CANTANDO, ESPALHAREI...
Série de 3 programas sobre poesia, com Jacinto Ramos.
em vídeo, 25-30 m cada, para a RTP. Emitidos em Janeiro de 1990.

- FLORBELA , projecto de longa metragem de ficção
argumento original, não concretizado.

1994-CARLOS MENDES CANTA OEIRAS
Vídeo sobre canção de Carlos Mendes

- A SEVERA, projecto de longa-metragem de ficção
argumento original, não concretizado.

1995- DRÁCULA EM LISBOA, projecto de longa-metragem de ficção
argumento original, não concretizado

1997 - JOSÉ VIANA - 50 ANOS DE CARREIRA
Vídeo sobre a vida de José Viana nos seus 50 anos de carreira.

2007 – “MARIA SOBRAL MENDONÇA - TIKKUN!” documentário
Prepara “OBVIAMENTE, DEMITO-O!” documentário sobre as eleições de 1958


FILMES DE PUBLICIDADE
BOCAGE - CAFÉ NICOLA, dois filmes, um institucional (2') e outro de 20''
TESA - FITAS ADESIVAS, três filmes de 20'' ("Romeu e Julieta", "Sheik" e "Três Porquinhos" ;
CINE FORUM DO FUNCHAL, três filmes de 20'
CIRCULO DE LEITORES - OBRAS COMPLETAS DE VERGÍLIO FERREIRA, um filme de 2'

TEATRO
ENCENAÇÕES:
1991 - Encenação e cenografia de "A ENCENAÇÃO", do próprio, no Teatro de Animação de Setúbal (TAS) (estreia 2 de Março, em representação até fins de Abril);
1991 (14 de Junho) - Encenação de rábulas sobre "A Canção de Lisboa" no Padrão dos Descobrimentos, espectáculo integrado num ciclo do mesmo nome;
1995 (14 de Dez) - Encenação e cenografia do espectáculo "CARLOS MENDES EM CONCERTO", na sala Estúdio do Teatro Nacional de D. Maria II (15 dias de espectáculos).

BLOGUES:
Escreve em vários blogues, sendo o principal “Lauro António Apresenta” (http://lauroantonioapresenta.blogspot.com/)